Quaquá participa de formalização do PAC 2 em Brasília

Para Washington Quaquá, parcerias com governo federal são de extrema importância

O prefeito Washington Quaquá participou nesta segunda-feira (06/12), em Brasília, da cerimônia de formalização dos projetos e obras das cidades que compõem o grupo 1 da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, assinaram o pacto federativo do programa no Palácio do Planalto, com a presença de outros prefeitos do país. Com a assinatura do Protocolo Federativo do PAC 2, nesta segunda-feira, Maricá garante o repasse de R$ 50 milhões do governo federal.

As propostas selecionadas pelo Ministério das Cidades são do eixo “Cidade Melhor”, referente a obras e projetos de todo o país visando urbanização de assentamentos precários, abastecimento de água, esgotamento sanitário, saneamento integrado, drenagem urbana, contenção de encostas e pavimentação e qualificação de vias urbanas. Esta é a primeira seleção de empreendimentos de infraestrutura do PAC 2, correspondente a cerca de metade dos recursos disponíveis.

De acordo com Quaquá estes recursos são fundamentais para a execução de obras em Maricá. "Temos investido em diversos projetos, mas precisamos de recursos e a apresentação de projetos para melhorar o saneamento, a urbanização e o abastecimento de água tem sido uma constante em nosso governo. Nossa equipe que elabora projetos tem trabalhado intensamente, por isso, somos o município da região que mais aprovou projetos junto ao governo federal. Ninguém governa sozinho, nós precisamos dos governos do estado e sobretudo do federal onde há recursos para as cidades", afirmou o prefeito acrescentando que até o final de seu mandato em dezembro de 2012 vai poder apresentar o resultado concreto de mudanças para Maricá.

O município foi contemplado com quatro projetos nesta primeira fase do programa. Os bairros de Araçatiba e da Barra de Maricá serão os maiores beneficiados e vão receber verbas para pavimentação de drenagem de suas ruas, no valor de R$ 22,8 milhões.

Em Araçatiba, haverá ainda a implantação da rede de esgotamento sanitário terciário (no qual a água é depositada limpa no ambiente). No projeto, com verba de R$ 27 milhões e em parceria com o Governo do Estado, estão incluídas uma estação de tratamento de esgotos e uma rede coletora predial, entre outros itens.  Dois planos municipais também terão verbas da ordem de R$ 100 mil cada um: O de redução de riscos para as encostas e o de saneamento ambiental.

De acordo com o secretário de Assuntos Federativos, Fabiano Filho, há projetos inscritos na segunda fase da avaliação do PAC 2, que são o de macro-drenagem de Inoã e de urbanização dos bairros da Amizade e do Saco das Flores. O resultado será divulgado ainda este ano.