Saúde do município inicia integração com CNES

0
1400
CNES favorece o atendimento

Até o fim de dezembro, todos os profissionais de saúde do município estarão capacitados a trabalhar com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) conforme determina portaria do Ministério da Saúde (MS). O treinamento começou em setembro, com o objetivo de implantar mudanças nos procedimentos de atendimento nas unidades de Maricá. 

“O cadastro favorece um melhor atendimento à população e também para que o município comprove sua produção hospitalar, melhorando, com isso, o recolhimento de recursos junto ao ministério, explica Rosângela Amaral dos Santos, coordenadora de Controle de Avaliação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Através da utilização do cadastro, a secretaria tem como saber quantos pacientes foram atendidos por um determinado especialista e fornecer ao cidadão, caso ele necessite, o nome do médico e quando foi atendido em suas consultas.

Até janeiro, exames de ultrassonografia e exames laboratoriais estarão trabalhando com o cadastro. Em julho, a odontologia. E, a partir de outubro, todos os atendimentos hospitalares e ambulatoriais terão informações registradas pelo CNES.

Eventos – Nesta sexta (03.12), a secretaria promoveu encontro de “Capacitação em diabetes”, das 8h às 17h, na Casa de Festas Palladon, no Flamengo.  Durante a reciclagem, foram passados novos procedimentos e novas portarias do Estado relativas aos cuidados com os pacientes.

De seis a dez de dezembro, começa a “Capacitação para o manejo da dengue em Maricá”, das 9h às 15h, em parceria com a SUSAB, RH e Hospital Modesto Leal.  No mesmo período, também acontece a “Semana de Intensificação da Imunização”, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde.