Alunos da Guarda Mirim são diplomados em Maricá

0
1221
A turma desse ano reuniu 48 alunos de duas escolas municipais - Foto Paulo Polônio

A prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança, diplomou 48 novos guardas mirins do município. A formatura aconteceu nesta quinta-feira (2/11), às 10 horas, no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo, e contou com a presença da comandante da Guarda Municipal, Simone Almeida, do subsecretário de Defesa Civil, Emerson Jeferson, representantes da secretaria de Segurança, diretores de escolas e mães dos alunos. As crianças beneficiadas são alunos de duas escolas municipais: Brasilina Coutinho, que fica no Silvado,  e Valter Guedes, no  bairro Retiro, que participaram pela primeira vez do projeto.

Durante seis meses, as 48 crianças, de ambos os sexos, participaram de várias atividades ligadas ao civismo, direitos do cidadão e ordem unida. Eles visitaram a sede dos três poderes do Estado e participaram de atividades ligadas ao meio ambiente, turismo, cultura e de palestras sobre drogas e noções de trânsito.

“Desde o mês de julho essas crianças estão participando deste projeto da Guarda Mirim, que completou cinco anos. Ele funciona dentro do Projeto Ronda Escolar, que presta um serviço importante nas escolas do município. O nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes e envolvidos com as questões sociais”, afirmou a comandante.

Os novos guardas mirins receberam certificados e um DVD com fotos dos lugares onde foram visitaram e participaram das atividades. A comandante Simone Almeida também adiantou que o número de vagas do projeto deve ser ampliado  para o ano que vem. Mas que ainda não definiu quais escolas serão beneficiadas.

“Esse ano trabalhamos com 24 vagas em cada uma das duas escolas que foram beneficiadas. O nosso objetivo é ampliar esse número para 50 alunos em cada colégio e, consequentemente, também aumentar o número de guardas que irão atuar no projeto”, garante.

As mães das crianças também elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Maricá, de ampliar o número de vagas para a edição do projeto da Guarda Mirim em 2011.

“Achei muito importante a participação do meu filho nesse projeto, principalmente por tudo que ele aprendeu. Acho legal aumentar o número de vagas, pois ampliará a oportunidade de outras crianças terem a mesma oportunidade do meu filho”, afirma Angélica Alcântara, mãe do formando Daniel Pereira, de 11 anos, moradora do Silvado.

Homenagem – Durante o evento foram homenageadas várias pessoas que, direta ou indiretamente, ajudaram na elaboração do projeto da Guarda Mirim neste ano. Segundo a Comandante da Guarda Municipal, Simone Almeida, essa formatura é fruto do trabalho em equipe. Ela aproveitou a oportunidade e também diplomou o guarda Braga, como Guarda Municipal Padrão desse ano, eleito pelo comando da corporação.