Vereador de São Gonçalo visita Maricá para conhecer gestão de recursos federais

Secretário Fabiano Filho mostra projetos em andamento ao vereador Miguel Moraes

A Secretaria de Assuntos Federativos de Maricá recebeu nesta terça-feira (23/11) a visita do vice-presidente da Câmara Municipal da vizinha São Gonçalo, vereador Miguel Moraes (PT). A convite do secretário Fabiano Filho, o parlamentar gonçalense esteve na cidade para conhecer o modelo de captação de verbas oriundas de convênios estaduais e federais.

Miguel Moraes conheceu a mecânica do funcionamento da secretaria e como foi recuperada uma série de recursos de obras que estavam quase perdidos, em razão da ausência ou de problemas em projetos. Depois de ver o funcionamento do órgão, ele afirmou que vai propor a criação de uma pasta semelhante em seu município.

“Vim ver porque está dando certo, precisamos de algo assim numa cidade como São Gonçalo, que tem uma renda per capita menor que muitos municípios até do Nordeste e, muitas perde uma série de recursos porque não consegue gerí-los de forma adqueada”, revelou o edil, acrescentando que Maricá estará em breve dentro de um seleto grupo de municípios com sustentação própria através dos royalties do petróleo, administrados por este modelo.

“Essa verba vai sustentar todos os convênios de Maricá a partir de fevereiro. Não tenho dúvida que, em seis meses, a cara da cidade vai mudar de forma significativa”, acredita Miguel.

Para Fabiano Filho, que explicou ao vereador o passo a passo do andamento das verbas, trata-se de um modelo necessário em cidades populosas como São Gonçalo.

“Um município com um milhão de habitantes e com os problemas estruturais que existem por lá não pode prescindir de um órgão que direcione corretamente as verbas que recebe. Será importante para a cidade uma secretaria como a nossa”, ressaltou o secretário maricaense.