Prefeitura de Maricá promove semana de palestras sobre direitos humanos e diversidades

Após a abertura com a roda de samba do último sábado (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, a primeira Semana de Direitos Humanos, Cidadania e suas Diversidades, inicia sua programação de palestras a partir de terça-feira (23/11), no Colégio Cenecista Maricá. O evento vai abordar temas que incluem títulos como “Painel de diálogos e etnodesenvolvimento”, “Mundo do samba”, “Movimento lésbico” e “Dependência química”, entre outros.

Na noite de encerramento, que começa às 18 horas deste sábado (27/11), a diversidade abrigará desde manifestações de cunho religioso (ato ecumênico) a expressões de criatividade artística (capoeira, grupo cigano, canto coral). Às 22 horas, a banda Devolluto fecha o espetáculo.

Veja a programação completa:

23/11 – 10 horas – Mundo do samba: Marília Barbosa (ex-presidente do MIS, pesquisadora e historiadora) e Rubem Confeti (jornalista e crítico de MPB).
14 horas – Pessoas com deficiência e suas diversidades: Luiz Cláudio Freitas (advogado, procurador do BB) e Geraldo Nogueira (presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ);

24/11 – 10 horas – Religião muçulmana (Carlos Comitini) e Matrizes africanas (Liminha, presidente da FORMA).
14 horas – Homofobia (professor Luan, da UFRJ), União estável e as leis (Andressa Bittencourt) e Movimento lésbico (Virgínia Figueiredo);

25/11 – 10 horas – Painel de diálogos e etnodesenvolvimento: deputado Édson Santos e Keith Jennings (doutor em Ciências Políticas, professor da Georgetown University, diretor da Anistia Internacional), Geraldo Bastos (subsecretário municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência) e Paulo Roberto dos Santos (Representante da Supir).
14 horas – Violência doméstica: Luciana Piredda (subsecretária municipal de Políticas para as Mulheres);

26/11 – 10 horas – Saúde da população negra: Célio Mello (enfermeiro), Eduardo Vieira Netto (geneticista) e Karina Vieira Melo (hematologista).
14 horas – Dependência química: representante da Subsecretaria de Prevenção e Combate à Dependência Química;

27/11 – a partir das 18 horas: ato ecumênico, Coral da 3ª Idade, dança do ventre, capoeira com o grupo do professor Dico, Coral das Pessoas com Deficiência, grupo cigano, Coral dos Dependentes Químicos, banda Devolutto.