Casa da 1ª a 3ª Idade é um marco no Estado do Rio

Casa virou referência até pra trabalhos universitários

A Casa da 1ª a 3ª Idade, projeto elaborado pelo prefeito Washington Quaquá, é um marco não só em Maricá, mas em todo o Estado do Rio. O novo espaço, que funciona na Rua Clímaco Pereira nº 269, no Centro, oferece atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer em horário integral a todo o município.

Vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a Casa é coordenada por uma equipe formada pelo secretário de Direitos Humanos, Marcos de Dios, a subsecretária executiva Marta Quinan de Melo, a subsecretária de Políticas do Idoso, Denize Fortes, e o presidente do Conselho Tutelar de Maricá e superintendente de Políticas de Infância e Juventude, Rafael Araújo Cunha, 17 professores, 13 servidores administrativos e voluntários.

Referência regional

Recentemente, a Casa foi filmada e fotografada para um projeto de alunos do 8º período de Psicologia da Universidade Estácio de Sá e está sendo divulgada como  referência de trabalho social integrado em todo o Estado do Rio de Janeiro. O espaço interativo tem cursos e oficinas para a Terceira Idade: dança de salão, dança do ventre, dança sênior, tai-chi-chuan, reiki, yoga, hidroginástica, alongamento, artesanato, cestaria e coral. Para a infância e juventude, as mesmas atividades e mais algumas outras, como: curso de inglês, teatro e kung-fu.

Segundo a subsecretária Marta Quinan, “a Casa da 1ª a 3ª Idade é um clube de inclusão social. A idéia partiu do prefeito Washington Quaquá, que nos incumbiu de conseguir o espaço. A diferença é que não há mensalidades. Todo município deveria ter um”, adiantou.

A subsecretária Denize Fortes, afirmou que "um aspecto importante do projeto é que, além do aumento da procura – quando iniciamos, existiam apenas 75 idosos cadastrados, hoje são mais de mil – passou a acontecer, de forma espontânea, uma simbiose entre as idades. Idosos querem praticar as mesmas atividades que os jovens e vice-versa. Respeitados os limites físicos, o entrosamento tem sido mais do que positivo”, concluiu.