Alunos de Maricá participam do Programa Mais Educação

1951
Alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro estão participando do Programa Mais Educação

As escolas municipais CAIC Elomir Silva, Darcy Ribeiro, Amanda Pena de Azevedo Soares, Maurício Antunes e Antônio Lopes da Fontoura, estão participando do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, e o desempenho dos alunos que tiveram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) muito baixo, no ano de 2007.

As coordenadoras do Projeto Mais Educação em Maricá, Carolina Farias Ribeiro e Iracema Miranda, explicaram que, para participar do programa, os alunos montaram o projeto dentro da carência de cada escola e enviaram para aprovação do MEC. Segundo elas, as escolas já estão recebendo as parcelas complementares dos recursos destinados ao programa, que devem ser investidos em bens permanentes e de custeio, que serão utilizados na realização dos projetos, que já começaram a funcionar em algumas escolas, como a Maurício Antunes, no Boqueirão. Durante 10 meses algumas escolas terão o seu horário de funcionamento ampliado. Nesse período, serão realizadas atividades de reforço escolar obrigatório, como aulas matemática e letramento (reforço da língua portuguesa).

Cerca de 550 alunos estão envolvidos nos projetos apresentados pelas escolas, que são muito variados. Algumas escolas optaram por projetos que envolvem a montagem de rádio escolar, banda de fanfarra, horta escolar, recreação e lazer, com a criação de grupos de xadrez tradicional, grupos de capoeira e de dança, entre outros. “A nossa intenção é que futuramente essa proposta, com reforço escolar e períodos de aulas estendidos, seja ampliada para toda rede municipal”, explica Carolina Farias.

Curso – As coordenadoras do “Mais Educação” em Maricá conheceram o projeto durante o seminário nacional de Educação integral, em Brasília, no mês de maio, quando demonstraram interesse de implantá-lo no município. Para aprofundar o conhecimento no assunto, Carolina Farias Ribeiro e Iracema Miranda estão participando de um curso de extensão sobre esse projeto, que acontece até abril de 2011, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).