Alunos de Maricá participam do Programa Mais Educação

0
1951
Alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro estão participando do Programa Mais Educação

As escolas municipais CAIC Elomir Silva, Darcy Ribeiro, Amanda Pena de Azevedo Soares, Maurício Antunes e Antônio Lopes da Fontoura, estão participando do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, e o desempenho dos alunos que tiveram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) muito baixo, no ano de 2007.

As coordenadoras do Projeto Mais Educação em Maricá, Carolina Farias Ribeiro e Iracema Miranda, explicaram que, para participar do programa, os alunos montaram o projeto dentro da carência de cada escola e enviaram para aprovação do MEC. Segundo elas, as escolas já estão recebendo as parcelas complementares dos recursos destinados ao programa, que devem ser investidos em bens permanentes e de custeio, que serão utilizados na realização dos projetos, que já começaram a funcionar em algumas escolas, como a Maurício Antunes, no Boqueirão. Durante 10 meses algumas escolas terão o seu horário de funcionamento ampliado. Nesse período, serão realizadas atividades de reforço escolar obrigatório, como aulas matemática e letramento (reforço da língua portuguesa).

Cerca de 550 alunos estão envolvidos nos projetos apresentados pelas escolas, que são muito variados. Algumas escolas optaram por projetos que envolvem a montagem de rádio escolar, banda de fanfarra, horta escolar, recreação e lazer, com a criação de grupos de xadrez tradicional, grupos de capoeira e de dança, entre outros. “A nossa intenção é que futuramente essa proposta, com reforço escolar e períodos de aulas estendidos, seja ampliada para toda rede municipal”, explica Carolina Farias.

Curso – As coordenadoras do “Mais Educação” em Maricá conheceram o projeto durante o seminário nacional de Educação integral, em Brasília, no mês de maio, quando demonstraram interesse de implantá-lo no município. Para aprofundar o conhecimento no assunto, Carolina Farias Ribeiro e Iracema Miranda estão participando de um curso de extensão sobre esse projeto, que acontece até abril de 2011, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).