Prefeito entrega obras de reforma da Escola Municipal Darcy Ribeiro

As obras da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, que recebeu reforma e ampliação, será entregue nesta terça-feira (9/11).

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o secretário de Educação, Marcos Ribeiro, anunciaram, nessa semana, o cronograma de inauguração das obras de reforma e ampliação das escolas municipais, entre elas a Darcy Ribeiro, o Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, a Rynalda Rodrigues da Silva e o SAREM. Ao assumir a rede municipal em 2009, o secretário de Educação detectou problemas de infraestrutura em várias escolas. A Escola Municipal Marcos Vinícius, por exemplo, no bairro Amizade, era uma das que se encontrava em pior situação. A unidade, que atende alunos do 1º ao 9º ano, foi encontrada com mesas e carteiras quebradas, a parte elétrica exposta e com risco de pegar fogo. Além disso, os alunos e funcionários não tinham o mínimo conforto para permanecer na escola. Em março, a escola foi totalmente reformada e ganhou pintura, sala de informática e ainda televisão, freezer, entre outros equipamentos.

Novo Tempo – O prefeito Washington Quaquá já havia adiantado naquela oportunidade, que a entrega da nova escola era apenas o início da reforma que seria feita em todos os prédios da rede municipal. E foi o que aconteceu. Várias escolas ganharam obras. A Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, recebeu obras de reforma e ampliação, com a construção de um prédio anexo, para melhor atender aos três turnos do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental, com um universo de quase mil alunos. A quadra da escola ganhou cobertura metálica e urbanização do entorno. As obras serão entregues à comunidade nesta terça-feira, dia 9 de novembro, às 10 horas.

De acordo com o chefe do executivo municipal as escolas de Maricá estão ficando melhores que as escolas particulares. "Tenho a honra de poder oferecer escolas mais bonitas e em condições dignas para nossos alunos e professores. Estamos iniciando a implantação de escolas em tempo integral, já garantimos aumento salarial aos professores acima da inflação, foram 7,8% de reajuste, estamos garantindo quadras cobertas, novo uniforme, que inclui mochila, merenda de qualidade. Inauguramos cinco creches. Enfim, estamos garantindo qualidade na educação de Maricá. As escolas da rede municipal estão ficando melhor que as particulares", declarou.

Já o Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, que atende alunos do segundo segmento dos ensinos fundamental, médio e técnico de edificações, também foi reformada, onde recebeu pintura das salas, mudança de portas e janelas, novos quadros, luminárias e ventiladores.  A prefeitura de Maricá também desapropriou o terreno que fica ao lado da escola, onde deve ser construído um auditório para convenções, com uma área de recreação na parte baixa. No próximo dia 12 de novembro, a escola completa 28 anos. E para comemorar a data, o prefeito Quaquá, no dia 19 de novembro, estará presenteando a comunidade com a entrega dessas obras.

Nove Escolas Beneficiadas – Ainda este ano, o prefeito Washington Quaquá estará entregando a população mais obras de reforma nas escolas. As próximas inaugurações serão na escola Rynalda Rodrigues da Silva e no prédio onde funciona o Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), que foi totalmente reformado e ganhou prédio próprio. Neste ano, já foram realizadas obras de reformas e algumas ampliações em nove unidades de ensino, entre elas as escolas Marcus Vinicius Santana, Antônio Rufino, Cônego Batalha, Mata Atlântica e Casa da Criança de Inoã.