Maricá qualifica multiplicadores em Informática

Bolívar machado falou sobre a capacitação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Educação, está implantando o Projeto Intel Educar, que visa qualificar os professores da rede municipal como multiplicadores em Informática. O projeto tem a proposta de capacitar os docentes para atuar junto aos alunos em atividades regulares, extra-classe e com a comunidade, através de projetos de inclusão digital e social como o Cidade Educadora, Cidade Inteligente e Iniciação à Informática para a Terceira Idade.

Uma palestra foi realizada nesta quarta-feira (27/10), na Universidade Severino Sombra, pelo orientador Rubem Saldanha, coordenador da área social-corporativa da Intel. O projeto conta com outras parcerias como Banco do Brasil, BNDES, Ministério da Fazenda e Proinfo, que formalizaram convênios com a Prefeitura para aquisição dos equipamentos, além da Petrobras, que assumiu o pagamento da ajuda de custo dos monitores.

De acordo com o coordenador Rubem Saldanha, o objetivo é a capacitação dos professores para que atuem de forma autônoma na orientação de seus alunos, sem depender de pessoal técnico de outros setores.

“Queremos que Maricá se torne independente também na prática pedagógica através da realidade virtual. Já é provado que o conhecimento tecnológico, em especial a informática, contribui na construção do conhecimento e no desenvolvimento do cidadão do século XXI”, declarou.

Segundo o subsecretário de Ciência e Tecnologia Bolívar Machado, a proposta é de formação e capacitação de professores e cidadãos, incluindo cursos como a Iniciação à Informática para a Terceira Idade. Dez professores foram capacitados previamente, como monitores sênior, atuando como mediadores (instrutores) de informática para a categoria. Oito pólos de Capacitação em Tecnologia Educacional estão sendo implantados em diversas escolas dos três distritos. Os certificados serão entregues em data ainda a ser marcada.