Alunos da rede municipal participam de evento contra a dengue em Maricá

Alunos assistira a um teatro de fantoches

Com a proximidade do verão, a Secretaria de Saúde de Maricá está dando início às ações de prevenção e combate à dengue no município. Para novembro, estão previstos eventos de conscientização em parceria com o governo do Estado, em data e local ainda a serem confirmados. Nesta quarta-feira (27/10), alunos da rede municipal de ensino foram ao anfiteatro da praça Orlando de Barros Pimentel e receberam instruções para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Convidado pela secretaria, um grupo de agentes do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, veio a Maricá e coordenou as atividades, que incluíram teatro de fantoches e trabalhos com argila feitos pelos estudantes, mostrando locais que podem virar criadouros do inseto. Os alunos que participaram eram das escolas municipais Dirce Marinho Gomes (Ponta Grossa), Carlos Magno Legentil de Matos (Centro) e Marcus Vinícius (Bairro da Amizade).

A diretora da unidade de Ponta Grossa, Marisa Almeida, revelou que o trabalho de prevenção já começou entre os alunos através de panfletos e trabalhos que estão em exposição. Um dos educadores que integram a equipe que veio da Baixada afirma que o resultado é sempre satisfatório.

“As crianças interagem com os bonecos e respondem às perguntas dos personagens sobre a dengue. Elas gostam bastante e viram multiplicadores das informações que recebem na escola e na família”, contou Edinei Santos Duarte, revelando que é a primeira vez que o grupo se apresenta em uma cidade do Leste Fluminense.

Infestação – De acordo com a coordenação do programa de combate à dengue em Maricá, os índices de infestação do aedes aegypti no município estão dentro do nível considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os números indicam 0,5% nos bairros, quando o índice da OMS aponta o mínimo de 1%.