Secretaria de Cultura de Maricá vai homenagear Domício da Gama

0
1304

Preocupada com o resgate da história dos maricaenses ilustres que se destacaram no cenário nacional, a Secretaria Municipal de Cultura de Maricá irá  homenagear no próximo dia 27 de outubro, o aniversário de nascimento de Domício da Gama. Nascido em Ponta Negra,em 23 de outubro de 1862, ele se notabilizou como jornalista, tendo trabalhado na Gazeta de Noticias, ocasião em que escreveu contos, crônicas e críticas literárias, dos quais se destacam o “Contos a meia tinta” (1891) e “Histórias curtas” (1901). 

Com apoio pelo Barão do Rio Branco, Domicio exerceu várias funções na Chancelaria Brasileira, ocupando entre outros os cargos de Embaixador do Brasil na Santa Sé, no Peru, nos Estados Unidos e na Inglaterra, culminando sua carreira diplomática como Ministro das Relações Exteriores. Foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, tendo ocupado a sua presidência em 1919. 

O Secretário de Cultura, Emanuel Vieira, informou que será instalada no mesmo dia na Casa de Cultura, às 17 horas, uma mostra sobre a vida e a obra de Domicio, que terá também a história do estabelecimento de ensino que leva o nome do homenageado. Nesta mesma ocasião será reinaugurada na Casa de Cultura a sede da Academia de Ciência Letras e Artes de Maricá, da qual ele é o patrono. 

O Secretário enfatizou ainda que uma das prioridades da Secretaria de Cultura, por determinação do prefeito Washington Quaquá, será o de resgatar a cultura nativa, o patrimônio material e imaterial do município e a história dos seus filhos ilustres.