Cinco escolas de Maricá participam do Programa Mais Educação

A atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentaram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

As escolas municipais Caic Elomir Silva, Darci Ribeiro, Amanda Pena de Azevedo Soares, Maurício Antunes e Antônio Lopes estão participando do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Neste mês de outubro, técnicos do MEC estiveram nas cinco escolas municipais para ver o andamento dos projetos. A visita, que teve caráter educativo, foi acompanhada por profissionais da secretaria de Educação.

Segundo o subsecretário de Educação, Luis Claudio da Silva, a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentaram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para participar do programa, os alunos montaram o projeto dentro da carência de cada escola e enviaram para aprovação do MEC.

Os projetos variam entre a aquisição de instrumentos musicais, para montagem de uma banda, como aconteceu na escola municipal Darci Ribeiro, ou simplesmente a criação de uma rádio escolar, com a programação feita pelos próprios estudantes, e de salas de informática (inclusão digital), entre outros. As escolas beneficiadas recebem o dinheiro diretamente do Governo Federal para montar o projeto.

“O programa também prevê, quando necessário, aulas de reforço de língua portuguesa e matemática para os alunos”, explica o secretário de Educação, Marcos Ribeiro.