Rodovia RJ-118 entregue à população

Nova estrada facilita acesso à Região dos Lagos

Uma nova alternativa de acesso a Maricá e a Saquarema foi entregue à população na tarde desta sexta-feira (01/10), com a inauguração das obras de pavimentação e drenagem da rodovia RJ-118, entre os distritos de Ponta Negra e Jaconé. Mesmo debaixo de chuva, representantes do governo do Estado e de ambos os municípios participaram da cerimônia. Ao lado da prefeita de Saquarema, Franciane Melo, estava o secretário de Assuntos Federativos de Maricá, Fabiano Filho, que representou o prefeito Washington Quaquá. Ele comentou o momento emblemático representado por esta inauguração. “Outras obras na parte viária da cidade estão em andamento ou começando. Além da Estrada de Itaipuaçu, estamos pavimentando no mesmo bairro a Rua 36. Também está começando a obra da Estrada do Boqueirão e no Mato Dentro, que faz parte da verba emergencial de prevenção aos efeitos das chuvas. Vencemos a burocracia e agora vamos cumprir o que prometemos à população”, garantiu Fabiano. O secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, ressaltou o desenvolvimento que a nova estrada vai trazer a quem vive em suas imediações. “Os moradores agora terão mais ônibus e poderão usar o Bilhete Único com mais freqüência para chegar ao trabalho. A obra está trazendo qualidade de vida à população, e é disso que Maricá precisa”, disse ele. Novidade – Em sua fala, além de saudar a nova rodovia, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio (DER-RJ), Henrique Ribeiro, anunciou uma novidade: o projeto de continuação da duplicação da rodovia RJ-106, a partir do quilômetro 30, no bairro do Flamengo. “Vamos reiniciar nos próximos meses a duplicação dessa estrada, com um túnel que vai passar sob a serra do Mato Grosso. Além disso, Maricá também está recebendo a obra da avenida que corta o bairro de Itaocaia Valey. Mas esta obra que estamos entregando é especial pela importância econômica que ela terá”, afirmou o presidente. Roteiro – Iniciados em abril e orçados em R$ 12,3 milhões, os trabalhos da RJ-118 foram realizados através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Maricá. A via, que tem 12,5 quilômetros de extensão, também serve de alternativa para chegar à Região dos Lagos Além do roteiro turístico – por cortar uma região onde há uma grande área verde, propriedades rurais e por estar paralela ao litoral –, a nova estrada terá também uma importância econômica em função da instalação, em suas margens, do futuro pólo naval de Jaconé, cuja previsão é para 2011.