Prefeitura entrega novo uniforme escolar

Alunos mostram novo uniforme

O prefeito Washington Quaquá e o secretário municipal de Educação, Marcos Ribeiro, entregaram na nesta quinta-feira (30/9) os novos uniformes da rede municipal de educação. Alunos da Escola Municipal Mata Atlântica, que atende alunos da educação infantil receberam o uniforme das mãos do prefeito. Quaquá também inaugurou laboratório de informática na E.M. Marques de Maricá, em Itaipuaçu, completando 26 unidades da rede municipal de ensino, a terem o projeto implantado. Na ocasião, foram entregues kits para cada aluno, constando de uniforme (bermuda ou saia), camiseta e mochila. Em Itaipuaçu também foi dado o primeiro passo para implantação do programa Cidade Inteligente, que entre outras ações oferecerá internet gratuita a população. Algumas ruas de Itaipuaçu já contam com o serviço gratuito de internet via wireless que a prefeitura levará também para os bairros de Inoã e Centro, nesta primeira fase. O prefeito Washington Quaquá foi muito aplaudido durante o evento, ao inaugurar o laboratório de informática e anunciar a entrega dos novos uniformes ao alunado. “Estamos cumprindo o que prometemos, entregando equipamentos e uniformes para um melhor desempenho e aprendizado de nossos alunos, além da dedicação dos professores. Nossa meta é avançar na educação pública. A partir de 2011, estaremos oferecendo horário integral em mais três escolas, com disciplinas extracurriculares e atividades de segundo tempo, e, até 2012, a várias escolas da rede municipal. Como filho de pais pobres, estudei em colégio público, meu filho estuda em colégio público, e não vejo nenhum desmérito nisso, pelo contrário. Pretendemos avançar no educação, com investimentos em pesquisa, equipamentos e um plano de cargos e salários para os professores. Dentro de alguns anos, Maricá será referência no ensino público do Brasil”, enfatizou. Segundo o secretário Marcos Ribeiro, já existe uma escola de rede municipal em tempo integral, a de Barra de Zacarias. “A tendência é estender o horário integral a todas as escolas, atendendo ao universo de 15 mil alunos no segundo tempo, com inclusão digital, e atividades extracurriculares e merenda escolar, durante o período”, informou. O subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Bolívar Machado, adiantou que o laboratório de informática está incluso no projeto Telecentro do Banco do Brasil, que oferece equipamentos e programas de software específicos para o trabalho. “O prefeito Washington Quaquá e o secretário Marcos Ribeiro estão empenhados nessa história de sucesso, que inclui outros parceiros, como BNDES, Embratel, Serpro e Pro-Info (Governo Federal). São 25 laboratórios já implantados em toda rede municipal. Avançamos porque temos projeto de governo e soluções que oferecem visibilidade. A participação dos pais e da comunidade é importante, porque forma uma rede social interativa”, comentou. O aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Juan Carlo Mendonça, 14 anos, depois de ter feito perguntas ao prefeito sobre os investimentos na Educação em Maricá, informou que veio de São Paulo, onde a educação pública não recebe a mesma atenção. “São Paulo é um estado mais rico, mas lá, o ensino público é mais atrasado. Estou gostando saber que vou poder usar computador na escola. A informática é uma ferramenta importante no aprendizado”, concluiu.