Prefeitura faz balanço do plano de metas

Reunião conmtou com a presença de secretários municipais e da comunidade

A prefeitura de Maricá realizou a quinta reunião do Conselho das Cidades, nesta terça-feira (28), na casa de festas Palladon, com a presença dos secretários municipais e moradores da cidade. Um dos objetivos do evento foi apresentar um balanço do Plano das Metas da administração municipal, que foi estipulado pelo prefeito Washington Quaquá para ser executado durante os quatro anos do governo. O Programa de Governo Participativo, materializado através dos conselhos populares, têm sido uma grande oportunidade dos moradores locais de participar ativamente das ações municipais, sugerindo e acompanhando a atuação das subprefeituras de Maricá. O projeto é inovador e garante a participação direta da população nas ações de governo. As metas do governo municipal privilegiam a educação, transporte, obras, mobilidade urbana, qualificação profissional, mobilidade urbana, entre outros. Projetos como o Cidade Inovadora, que prevê a reforma e ampliação de todas as escolas, com aula em tempo integral e reforço escolar; implantação do pólo de cursos profissionalizantes; construção de 13 creches; estágio remunerado para estudantes universitários; ampliação do programa médico de família nas comunidades; implantação do pronto atendimento 24 horas nos distritos, além da ampliação e reforma geral do hospital Conde Modesto Leal, são algumas das metas que serão implantadas em Maricá. A secretária de Gestão e Metas do Governo, Janete Valadão, apresentou cada uma das 30 metas e quais os avanços que foram alcançados nesses um ano e nove meses da atual administração. A cada apresentação, que foi dividida em quatro blocos, os moradores presentes fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre a implantação e início das obras. “Esta apresentação se baseia na prestação de contas das ações desenvolvidas pelas secretarias, dentro das 30 metas do governo estabelecidas pelo prefeito, lançadas em 2008. Esse trabalho é resultado de um esforço em conjunto de todos os integrantes do governo e será implantado no decorrer desses quatros anos”, explicou a secretária. De acordo com o prefeito Washington Quaquá, a participação popular é a marca do governo. “As melhorias que a população quer que sejam feitas em seu bairro e que todos nós queremos que aconteçam em nossa cidade dependem de todos. Nós criamos o Conselho das cidades, os Conselhos Populares das subprefeituras e estamos incentivando a criação de associações de moradores, porque defendemos a participação popular em todos os processos democráticos”, afirmou.