Maricá recebe a 16ª delegacia regional da Junta Comercial do Estado

O prefeito Quaquá, ao lado do presidente da Junta Comercial do Estado, durante a inauguração da Delegacia regional do òrgão em Maricá.

O prefeito Washington Quaquá, e o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), Carlos de La Rocque, inauguraram nesta terça-feira (28/9), a 16ª delegacia regional do órgão, que funciona na Central de Atendimento Empresarial da Prefeitura de Maricá, no térreo do prédio da administração municipal, que fica na Rua Álvares de Castro, no Centro. As delegacias, coordenadas pela Jucerja – órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços -, estão sendo implantadas com o objetivo de atender rapidamente a empreendedores e contadores dessas localidades, e agilizar os processos de abertura e registro de empresas, desafogando o fluxo concentrado na sede que fica no centro do Rio de Janeiro. Até o fim deste ano, outras quatros delegacias devem ser abertas no Estado. Empresa Fácil – A Central de Atendimento de Maricá foi instalada com 14 pontos de atendimento ao público, com uma estrutura operacional necessária para a execução de todos os procedimentos de abertura e legalização de empresas, reduzindo o custo, o tempo e, principalmente, não sendo necessário o deslocamento de contribuintes para a Junta Comercial do Rio de Janeiro. Durante a solenidade, a prefeitura de Maricá também inaugurou o Empresa Mais Fácil, sistema informatizado que simplifica e agiliza todo esse processo de abertura e legalização de empresas pela internet. Com a aprovação da consulta prévia de local e nome da empresa pretendido, o registro é realizado automaticamente, após a inscrição fiscal junto aos órgãos federal e estadual, que estão integrados através das 16 delegacias da Junta Comercial do Estado. Com esses investimentos feitos em Maricá, esse processo não deve levar mais do que 48 horas. “Agora vários serviços como obtenção do CNPJ e a Inscrição Estadual, bem como o registro dos livros fiscais, procedimento que antes ocorria nas inspetorias da Receita Federal, podem ser feitos aqui na delegacia da Junta Comercial de Maricá. Além disso, já estão em funcionamento o Empreendedor Individual (EI), onde os interessados poderão dar entrada em seu processo, e o Registro Mercantil Integrado (Regin), processo pelo qual o cidadão ou empresário pode abrir sua empresa rapidamente sem burocracia, via internet”, explicou o presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque. A delegacia da Junta Comercial de Maricá vai concentrar os serviços de vários municípios da região, como Saquarema, Itaboraí, São Gonçalo, Araruama, entre outros, pois o local mais próximo que possui esse serviço é em Cabo Frio. Segundo o prefeito, esses investimentos que estão sendo feitos têm o objetivo de preparar o município para absorver os impactos positivos do Comperj e do início da exploração da camada do pré-sal, que vem gerando vários empregos e recursos financeiros para a região. “Antigamente a Junta Comercial era quase um cartório por conta da burocracia. Hoje, com a modernização das delegacias regionais, oferece serviços que estão à altura do desenvolvimento do Estado do Rio. E não poderia ser diferente, principalmente quando estamos recebendo um grande impacto econômico com a construção do Comperj”, garante Quaquá. Novos Empregos – O prefeito também falou das oportunidades de empregos e negócios que estão surgindo, principalmente pela construção do Pólo Petroquímico em Itaboraí, com o inicio da exploração da camada do pré-sal e com a construção do pólo naval em Jaconé. Esses investimentos, segundo ele, provocaram uma onda crescente de outros investimentos na região, principalmente no setor imobiliário, na construção civil e setor de serviços. “Várias empresas estão nos procurando para se instalar na cidade, como uma fábrica de tinta e resina, que deve gerar 80 empregos. Sem falar no shopping que está sendo erguido em Inoã, com previsão de gerar 320 empregos diretos. A formalização da economia é o passo principal para que a cidade possa crescer de forma sustentável, absorvendo, de forma positiva, todos os investimentos que estão acontecendo na região”, finalizou o prefeito. Também participaram do evento parte da equipe de secretários municipais e o presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Rangel Júnior, e os também edis Ronny Azevedo e Hélter Ferreira.