CRAS Itinerante atenderá Bambuí e Inoã

Prefeitura de Maricá

Texto: Fernando Uchôa

O projeto Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maricá, estará esta semana em Bambuí (5ª feira) e Inoã (6ª feira), para atendimento local às comunidades.
O programa existe em nível nacional já há algum tempo, mas o formato itinerante é mais recente, e foi adaptado no município pela secretária Marilza Medina, após conversa com a sua equipe e apoio oficial do prefeito Washington Quaquá. “É mais adequado ao momento e às condições da população, que muitas vezes não dispõe de meios para estar semanalmente na sede da Secretaria, devido ao custo das passagens, trabalho e afazeres domésticos, que impedem vindas frequentes à SMAS.
Resolvemos ajustar nossas condições às prioridades dos bairros, visitando uma média de duas a três comunidades por semana. O prefeito Washington Quaquá mostrou-se sensibilizado com este trabalho e deu carta branca para que possamos interagir com as necessidades da população”, declarou a subsecretária Cleni Preissler.
Dentre os serviços oferecidos estão o Bolsa-Família, o Rio Card, o Ônibus Universitário, e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. O trabalho é realizado das 10h. às 17h., em locais públicos como associação de moradores, igrejas e clubes, entre outros. Itaipuaçu foi o primeiro bairro visitado, tendo recebido duas visitas do CRAS Itinerante. Bambuí, no 2º Distrito, será o próximo bairro, e Inoã, sede do 3º Distrito, receberá os técnicos e agentes, que estarão cadastrando o público, na Associação de Moradores do bairro, à Rua João Paulo da Costa, 16/17, Liz Maria, Inoã.