IV Parada do Orgulho LGBT leva milhares de pessoas às ruas de Itaipuaçu

IV Parada do Orgulho LGBT leva milhares de pessoas às ruas de Itaipuaçu

Milhares de pessoas foram às ruas de Itaipuaçu, em Maricá, para participar da IV Parada do Orgulho LGBT, promoção de entidades do movimento que, em todos os setores da sociedade, luta contra o preconceito por orientação sexual e em favor do fim da perseguição a homossexuais (homofobia). A manifestação, realizada na tarde de sábado, 4 de setembro, teve o apoio da Prefeitura de Maricá, através da Subsecretaria de Políticas da Diversidade Sexual, subordinada à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. “O papel do poder público “, define Paulo Maurício Meira, subsecretário de Políticas da Diversidade Sexual, “é atuar no sentido de erradicar ou minimizar a exclusão, trabalhando com as diferenças e a diversidade, dando o nosso apoio à bandeira da criminalização da homofobia”. Ainda em setembro, anunciou ele, está prevista uma ampla programação de eventos nas escolas para debater o tema da orientação sexual.

Desde cedo os manifestantes foram se aglomerando na praia, de onde partiu a parada, que seguiu até a Avenida Um, ao som dos trios elétricos. Durante o evento, houve a distribuição de preservativos. O subsecretário Paulo Maurício, elogiando “o espírito de integração”, agradeceu o apoio de todos os setores da prefeitura, especialmente das secretarias de Transporte, Saúde, Turismo, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, Segurança Pública e da subsecretaria de Defesa Civil. A Prefeitura providenciou um trio elétrico e a instalação de banheiros químicos e grades de proteção, além do pessoal que cuidou do trânsito e da segurança ao longo do desfile.

Texto: Odemir Capistrano
Fotos: Marcos Perrier