Iluminação fará 12 mil instalações até 2012

Foto: Paulo Polônio

Doze mil novas instalações em iluminação para o município. Esta é uma das metas da Subsecretaria de Iluminação Pública até 2012. Cerca de duas mil instalações já foram trocadas no primeiro semestre de 2010, e até o final do ano, serão mais duas mil, entre braços, lâmpadas, reatores e fotocélulas. O subsecretário Adelso Pereira informa que as coisas melhorarão com a vinda do caminhão que já foi comprado pela Prefeitura.
“Com um transporte próprio, reduziremos cerca de R$ 5 mil mensais no custo. Isto não quer dizer que vamos cobrir toda a área com um só veículo. Por exemplo, estou com uma grande quantidade de material para reforma e descarte, devido à falta de manutenção do governo anterior e à qualidade do material que foi instalado à época”.

Economia e investimento

São centenas de lâmpadas de 70, 150, 250 e 400 watts de potência, mais reatores e fotocélulas, além de braços de postes quebrados ou enferrujados. Muitos foram colocados por moradores, mas por não serem de ferro galvanizado a fogo sofreram corrosão marinha ou desgaste com o tempo.

“O material tem de atender especificação determinada pelo regimento do setor. O maior número de reclamações tem sido de manutenção em áreas de difícil acesso. O caminhão às vezes não entra por falta de espaço ou subidas íngremes demais. Com o novo caminhão, tentaremos atender casos extras. O trabalho de rotina continuará a ser feito pela empresa contratada”, diz Adelso.

Em relação aos recursos, a Subsecretaria de Iluminação Pública gera receita suplementar com arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública, que é de 3% a 8% do valor de R$ 200,00, estipulado como padrão, o que representa de R$ 6,00 a R$ 16,00, por unidade domiciliar, de acordo com o consumo.

“Isso representa cerca de R$ 350 mil mensais, que são depositados e investidos na manutenção do próprio setor”, complementa o subsecretário.

Texto: Fernando Uchôa